Nosferatu é um filme mudo, em preto e branco de 1922, considerado até hoje como um dos maiores filmes de vampiros da história. Dirigido pelo cineasta alemão Friedrich Wilhelm Murnau, o longa conta a historia de um corretor de imóveis (Alexander Granach) que é contratado para vender um antigo castelo. Sendo assim, ele manda seu empregado Thomas Hutter (Gustav von Wangenheim), mas o que ele não esperava é que seu cliente é um vampiro, o Conde Graf Orlock (Max Schreck), que está misteriosamente ligado a uma peste mortal e a única pessoa que pode reverter essa situação é a esposa de Hutter, Ellen (Greta Schröder), pois Conde Orlock está atraído por ela.
Se você leitor acha essa história muito parecida com a de outro vampiro, sim, esse filme é uma adaptação não-autorizada do romance Drácula, de Bram Stocker, pois Murnau não havia conseguido os direitos autorais da obra, então ele teve que alterar o nome dos personagens e as localidades da Transilvânia/Londres para Bremen/ Wisborg que ficam na Alemanha, mas mesmo assim isso não impediu Florence Stocker, viúva de Bram Stocker, de entrar na justiça contra o filme. Ela foi vitoriosa na sentença, determinando que todas as cópias do filme deveriam ser queimadas, mas por sorte algumas cópias já haviam sido distribuídas para outros países, mantendo a existência do filme, o que favoreceu muito ao cinema.
Existe uma lenda envolvendo Max Schreck, pois schreck em alemão significa susto ou espanto, portanto pela ignorância e o desconhecimento da sua carreira de ator, unido com a perfeita interpretação do Conde Orlock, muitas pessoas pensavam que Max era um vampiro de verdade contratado pelo diretor Murnau para dar maior veracidade ao personagem e seu pagamento seria chupar o sangue da estrela do filme, a atriz Greta Schröder, na cena final do filme. Essa lenda serviu de inspiração para o filme Shadow of the Vampire (2000), que gerou uma indicação de Oscar e Globo de Ouro para Willem Dafoe na interpretação de Max Schreck.
Vários elementos da mitologia vampírica e da cultura pop que são utilizados até hoje nasceram neste filme como a aversão do vampiro a luz, abrir portas sem tocá-las, o momento em que o vampiro se levanta completamente ereto de seu caixão e a sequência em que sua sombra é projetada na parede enquanto ele sobe as escadas se tornaram clássicos.
Existem vários filmes, jogos, desenhos que se inspiram nesse filme como num episódio de especial de dia das bruxas de simpsons onde Sr. Burns é um vampiro ou no sensacional RPG de mesa clássico Vampiro: A Máscara onde nosferatu era um Clã da Camarilla. Se você leitor conhece mais referências que citam ou homenageiam esse filme comente ai em baixo. Boa noite.
http://www.youtube.com/watch?v=C8CXovSEBqc