Uma mídia perdida (Lost Media em inglês) é caracterizada como qualquer mídia que não se encontra disponível em nenhum formato e nem pode ser acessada pelo público geral. O termo abrange todos os produtos do audiovisual, desde filmes, comerciais, músicas, jogos e transmissões de rádio.
As causas para uma mídia ser perdida podem ser tanto acidentais, como o incêndio que destruiu parte do arquivo da produtora MGM em 1965; como propositais, como as fitas gravadas pelo casal de serial killers Paul Bernardo e Karla Homolka, que estão seladas nos arquivos do caso.
Com o passar dos anos, o aprimoramento dos sistemas de transmissão e arquivagem diminuiu os riscos de se perder uma mídia, juntamente com o advento da internet, que através de fóruns dedicados ao tema, juntou uma comunidade muito engajada em catalogar e tentar resgatar as mídias consideradas perdidas.
Dentre as páginas destacadas sobre o tema estão a Lost Media Wiki, Lost Media Archive e o subreddit Lost Media; além de canais no youtube como blameitonjorge, Nexpo e o brasileiro Lucasnauta.
No Mundo Freak de hoje, nossos investigadores Andrei Fernandes, Ira Croft, Murilo Lourenço e Déborah Cabral se juntam para especular sobre as mídias perdidas.