Assim como muitos outros lugares históricos na Escócia, Arthur’s Seat é recheado de mitos e lendas. A tradição conta que no século XII, o rei escocês fundou a Abadia de Holyrood inspirado por um acontecimento sobrenatural no sopé do local.
Reza a lenda que, após cair de seu cavalo e estar à beira da morte diante de um cervo, o rei avistou uma cruz entre os chifres da criatura. O cervo então se virou e partiu, deixando-o ileso. Essa cena divina é representada nos brasões do burgo de Canongate até os dias de hoje.
Mas não é para falar sobre a beleza da região que estamos aqui hoje. Supostamente, no dia 25 de junho de 1836, alguns garotos que caçavam coelhos se depararam com a estranhíssima descoberta de 17 caixões em miniatura esculpidos em madeira com bonecos do mesmo material dentro.
Dos 17, apenas 8 caixões estão em exibição no Museu Nacional da Escócia e ainda despertam tanto interesse hoje quanto despertaram quando foram descobertos pela primeira vez.
E no episódio de hoje, os investigadores Andrei Fernandes, Rafael Jacaúna e Deborah Cabral passarão desde as ligações com os famosos assassinos de Edimburgo, Burke e Hare, até bruxaria e feitiços satânicos.
Qual será o segredo dos Caixões em Miniatura do Assento de Arthur?