Em muitas culturas ao redor do mundo, Encantado refere-se a um personagem mítico, geralmente associado a seres sobrenaturais ou mágicos. Suas definições e as características específicas podem variar de acordo com a tradição em que é mencionado.
Eles são frequentemente associados a lugares específicos, como florestas, rios, lagos, montanhas ou outros ambientes naturais, geralmente sendo seus guardiões, protegendo-os ou vigiando-os, ou até mesmo envolvidos em histórias que ocorrem nesses ambientes.
Algumas culturas também acreditam que eles podem se transformar ou assumir formas diferentes, como animais, plantas ou até mesmo seres humanos. Sendo essa capacidade de metamorfose uma característica comum atribuída à maior parte deles.
Além dos encantados das águas e dos boi-encantados, existem outros tipos de encantados presentes em diferentes partes do Brasil. Por exemplo, na cultura afro-brasileira, há referências aos Encantados como entidades espirituais, relacionadas à algumas religiões. Cada encantado possui características específicas e representam diferentes energias e influências na vida das pessoas.
No episódio de hoje, os investigadores Andrei Fernandes, Ananda Mida e Tupá Guerra convidam Maickson Serrão do podcast Pavulagem e Sam para ressaltar como os Encantados no Brasil vão além do imaginário popular e estão profundamente ligados à identidade cultural de cada região.