A Dra. Janet Lauritsen, professora de criminologia e justiça criminal da Universidade de Missouri em St. Louis, afirma que o tipo de crime mais comum durante as férias é o roubo, aumentando as estatísticas em quase 30% nessa época e há vários fatores que podem explicar por que isso pode ocorrer.
Os crimes têm uma tendência a aumentar nos dias de folga. Então, durante todo o ano, os índices de criminalidade são muito maiores nas sextas e sábados, e são maiores à noite do que pela manhã, mas isso pode variar dependendo do tamanho da cidade. Portanto, qualquer aumento de incidentes durante as férias pode ser simplesmente devido a mais tempo ocioso, consumo de bebidas alcoólicas e uso de outras drogas.
No entanto, poucos estudos empíricos foram feitos por pesquisadores para examinar crimes nos feriados, então o que resta são alguns grandes buracos com palpites fundamentados em teorias e práticas. Mantendo isso em mente, muitas vezes é a imprevisibilidade que faz o crime acontecer.
No episódio de hoje, nossos investigadores Andrei Fernandes, Jey e Gabi Larocca, comentam sobre mais alguns casos macabros de crimes que aconteceram no natal.