Há algumas síndromes, um tanto quanto bizarras, cujas causas ainda não sabemos, ou sequer se há tratamento e muito menos expectativas de cura.
Síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que define as manifestações clínicas de uma ou várias doenças ou condições clínicas, independentemente da etiologia que as diferencia. Ou seja,é o resultado de diversos fatores, sejam eles doenças, traumas ou mutações genéticas que apresentam diversos sintomas diferentes. Normalmente, a síndrome é nomeada com o sobrenome de quem a identificou pela primeira vez, mas geralmente recebe outras nomenclaturas que ficam mais fáceis de identificá-las, devido à referência ao qual o nome faz.
Algumas síndromes, por não terem sua cura encontrada, possuem, pelo menos, tratamentos paliativos para retardar seus avanços ou trazer maior conforto e qualidade de vida àqueles que são acometidos por tais males.
No episódio de hoje, nossos investigadores Andrei Fernandes, Lucas Balaminut e Gabi Larocca convidam Maycon Rodrigo do podcast Fale, Ser! e Deborah Cabral para comentar casos em que as causas ainda não foram diagnosticadas e até sobre as pesquisas que são feitas para que se encontre o motivo de tais síndromes existirem e assim iniciar as buscas de novos tratamentos e possíveis curas.