O mito do dilúvio universal está presente em culturas antigas distintas. De modo geral, conta a história de um indivíduo que é avisado por alguma divindade sobre a vinda de um desastre natural que ocasionará uma enorme inundação.
Advertido de que a vida terrestre será dizimada, o herói se esforça para buscar a salvação dos seres humanos e dos outros animais, então a solução é construir uma grande embarcação para servir de abrigo durante a catástrofe.
Atualmente, o mito do dilúvio ainda suscita muita curiosidade. Por um lado, através dele é possível pensar sobre características comuns entre culturas e crenças distintas. Por outro lado, os cientistas empregam o uso das novas tecnologias para investigar sobre a possibilidade do mito ser um fato.
Fato ou mito, o dilúvio universal já estava presente nas narrativas de civilizações antes da era cristã. Desse modo, é possível fazer um percurso da história do dilúvio universal da Antiguidade mais remota até o presente, passando pela Era Moderna.
No episódio de hoje, nossos investigadores Andrei Fernandes, Rafael Jacaúna, Tupá Guerra e uma surpresa especial para comentar sobre as evidências de mitos do dilúvio em cada localidade, contribuindo para a variação do tema assim como a identidade cultural e a época.