Desde o início das civilizações, antes mesmo da linguagem escrita, os homens se comunicavam verbalmente. Pode-se imaginar que dentre todos os assuntos tratados pelos primeiros homens, se destacariam histórias sobre criaturas estranhas em florestas, prontas para atacá-los a qualquer instante, ou criaturas mágicas que trariam fogo a partir dos raios que caíam dos céus e atingiam as árvores. Essas seriam as primeiras lendas contadas e passadas pelos povos de todas as civilizações, marcando o início de histórias fantasiosas que deixariam todos curiosos ou amedrontados com as criaturas que espreitam pelas sombras.
Os séculos passaram e as lendas continuam, sendo adaptadas aos povos, línguas, locais e épocas. Nas grandes cidades que foram se erguendo, as lendas passaram a fazer referências e adaptar-se aos ambientes urbanos, iniciando assim as histórias das lendas urbanas.
No episódio de hoje, nossos investigadores Andrei Fernandes e Hell do podcast Surubão convidam Lívia Andrade, do podcast irmão Magickando, Tanto Tupiassu e Sâmela Hidalgo para contar algumas lendas urbanas da região do Norte.