O Massacre da Serra Elétrica segue uma jovem chamada Sally e seu irmão enquanto viajam para uma antiga casa de família no Texas com alguns amigos. No meio do percurso, eles ficam sem gasolina e param em uma casa próxima para pedir ajuda, apesar do aviso sinistro de um caroneiro. A casa, aliás, é propriedade de uma família de canibais cruéis, em particular Leatherface, um homem gigante usando uma máscara de pele humana, que embarca em uma saga sangrenta, matando quase todos os integrantes da viagem.
O filme foi comercializado como sendo uma “história verdadeira”. No entanto, seria mais correto dizer que foi influenciado pelos crimes reais dos assassinos Ed Gein e Elmer Henley.
Enquanto o protagonista foi inspirado por Gein, conhecido por exumar cadáveres de cemitérios e confeccionar objetos com seus ossos e pele, o filme também nasceu conceitualmente dos chocantes crimes que seguiram nos Estados Unidos pós-guerra e suas consequentes notícias sensacionalistas. Tobe Hooper, diretor do filme, lembra de ter visto a prisão do serial killer Elmer Wayne Henley e atos chocantes estampados na mídia, surgindo, assim, a inspiração para a família psicótica do filme.
No episódio desta semana, nossos investigadores Andrei Fernandes e Jey convidam os integrantes do República do Medo Gabi Larocca, Thiago Natário e Gabriel Braga para falar um pouco das inspirações para o filme.