Passeando pelos canais de TV a cabo descobri recentemente o canal de desenhos clássicos ToonCast (que pertence a Cartoon Network), fui surpreendida pela quantidade de desenhos que eu desconhecia e que meramente passaram despercebidos da minha infame falta de cultura por esses clássicos. Pois é, em busca de conhecimento para suprir esta negligência, resolvi escrever sobre o ícone da indústria de desenhos Hanna-Barbera.
O Estúdio Hanna-Barbera foi fundado em 1944 pelos cartunistas William Hanna e Joseph Barbera, após o grande sucesso Puss Gets the Boot, no Brasil os famosos Tom e Jerry, tornando-se uma das maiores produtoras de desenhos animados do mundo.
Comparando com as grandes produtoras de desenhos atuais as animações de Hanna-Barbera eram mais precárias, repetindo cenários de fundo e reaproveitando-se gestos e expressões dos personagens e cenas, entre elas o uso contínuo de cliffhanger (ao pé da letra “levar o personagem á beira do precipício”, isto é, encerrar o episódio com um drama a ser resolvido posteriormente), mas quem liga, para quem assistiu os desenhos com certeza ainda sabe cada gag dos personagens que marcaram essa infância.
Quem não se lembra dos bordões “yaba daba dôo”, “Scooby-Doo”, “Cade Você?”, “Saída pela direita”, “Oh meu querido papai”, “açúcar, tempero e tudo que há de bom com o Elemento X”, independente do ano de estréia do desenho a maioria sempre reprisou por vários anos passando de geração em geração.
Infelizmente na década de 1990 os estúdios Hanna-Barbera foram comprados pela Turner Enterprises do empresário de comunicação Ted Turner, e tornou-se parte da Cartoon Network Studios, alguns dos desenhos receberam o rótulo de “HB”, mas não tiveram mais o mesmo sucesso. Anos mais tarde, as empresas Turner foram adquiridas por outro conglomerado de comunicação, o “Time-Warner”, e a ex-Hanna-Barbera foi junto na transação.
Curiosidade, os cartunistas William Hanna e Joseph Barbera enviaram seus desenhos para Walt Disney, que apresentou interesse e prometeu ir até Nova Iorque para contratá-los, nunca apareceu.
Segue algumas imagens dos desenhos de Hanna-Barbera, deixe nos comentários qual você ainda lembra.