Se existe algo que sempre desperta curiosidade e controvérsia na cultura pop, é o uso de símbolos esotéricos e referências ao ocultismo. Desde os primórdios da música mainstream, artistas incorporam imagens místicas, elementos de sociedades secretas e temas ligados à magia para criar narrativas visuais instigantes.
No entanto, o fascínio por esses elementos também gera polêmica ao nos questionarmos se tais referências são apenas estética ou podem esconder de fato algo mais. Para alguns, é apenas um jogo de marketing poderoso. Para outros, é a prova de que há uma ligação real entre grandes nomes da indústria e conhecimentos ocultos.
Agora, essa discussão volta a ganhar força e outros contornos com o lançamento do mais recente single de Lady Gaga, artista conhecida por explorar temas simbólicos e visuais carregados de mistério.
No episódio de hoje, nossos investigadores Andrei Fernandes, Lívia Andrade e Deborah Cabral convidam Helena Mota irão analisar o impacto do ocultismo no pop, relembrar artistas que já exploraram essa estética antes e entender por que divas utilizam esses símbolos. Afinal, seriam esses símbolos apenas mais uma provocação artística da cantora ou um reflexo de uma tendência mais profunda dentro da música pop?
Este episódio é um oferecimento Alura! Matricule-se com 15% de desconto aqui