Falar ou pensar em cavernas, automaticamente remete a algo misterioso e magnífico, talvez pelos espaços e estruturas naturais que adentram de forma profunda nos subsolos da Terra.
De acordo com a classificação científica, cavernas estão incluídas entre ativas, que contêm água fluindo através delas e relíquias, que, apesar de não terem água fluindo através delas, ainda possuem água que pode ser retirada. Tudo isso reverbera nas peculiaridades de formas de vidas contidas nesses espaços, o que acaba contribuindo para que cada formação tenha sua própria história e mistério, tornando-as fascinantes para a exploração e estudo.
Por falar em mistério, o próprio conceito de caverna já remete a algo desconhecido, enigmático ou incompreensível, mas o que faz com que algumas delas carreguem essa aura misteriosa mais do que outras?
Nossos investigadores Andrei Fernandes, Ira Croft, Rafael Jacaúna e Marcos Keller comentam sobre algumas cavernas ao redor do mundo que carregam uma certa aura mística e até dúvidas sobre nosso passado distante.