O conceito de vidas passadas e a ideia de uma consciência que reencarna em novos corpos é quase tão antiga quanto a fé em divindades, estando presente em diversas culturas do planeta.
O estudo da reencarnação na pesquisa psíquica ou na parapsicologia envolve a investigação de casos de memória de vidas passadas que surgem espontaneamente no estado de vigília ou em sonhos, sem o auxílio de hipnose ou outros procedimentos de indução. Esta pesquisa é controversa e, naturalmente, atraiu críticas céticas.
Há céticos que criticam tais estudos de casos, por melhor descritos que sejam, alegando que são evidências anedóticas coletadas retrospectivamente de modo que não eliminam a possibilidade de fraude. De fato, normalmente não há muito controle contra a fraude, porém os reencarnacionistas apontam que existem características típicas de tais casos que seriam difíceis de serem fraudadas, tais como os “defeitos”, as marcas de nascimento e as fobias demonstradas pelas crianças.
E no episódio de hoje, os investigadores Andrei Fernandes, Rafael Jacaúna, Lívia Andrade do Magickando e Hell acompanharão alguns dos relatos e se aprofundarão através de depoimentos de como essas memórias passadas surgem e quais gatilhos para tal fenômeno acontecer.