Os crimes têm uma tendência a aumentar nos dias de folga. Então, durante todo o ano, os índices de criminalidade são muito maiores nas sextas e sábados, e são maiores à noite do que pela manhã, mas isso pode variar dependendo do tamanho da cidade. Portanto, qualquer aumento de incidentes durante as férias pode ser simplesmente devido a mais tempo vago, consumo de bebidas alcoólicas e uso de outras drogas.
O estresse, em geral, aumenta o risco de ações criminosas. E o natal pode ser uma temporada, por mais que seja de férias, estressante.
Algumas pessoas experimentam depressão durante as férias porque pode destacar sentimentos de solidão ou criar pressão para passar mais tempo com a família e, para algumas pessoas, isso significa passar um tempo em situações de alto conflito.
No entanto, poucos estudos foram feitos por pesquisadores para examinar crimes cometidos em feriados, então o que resta são alguns grandes buracos com palpites fundamentados em teorias e práticas. O que podemos dizer é: muitas vezes a imprevisibilidade faz o crime acontecer.
Hoje, nossos investigadores Andrei Fernandes, Ira Croft, Juliana Ponzi, Hell e Jey abordam alguns casos macabros e até grotescos cometidos no Natal.