O termo creepypasta é uma variação da palavra copypasta, que se refere a blocos de texto que são copiados e colados pela internet, como correntes de e-mail e de WhatsApp. Quando o gênero desses textos é de terror ou mistério, eles ficam denominados como creepypastas (creepy = arrepiante/assustador). Geralmente são escritas em primeira pessoa, como um relato, e possuem ganchos para uma nova história. Dentre as creepypastas mais famosas estão o Slender Man, o Experimento Russo do Sono, Jeff the Killer e Candle Cove.
As creepypastas acabaram se tornando versões modernas e digitais das lendas urbanas, que antigamente eram passadas de boca a boca e hoje são conhecidas através da internet.
A comunidade de creepypastas é grande, com fóruns próprios e autores dedicados a escreverem novas histórias.
Algumas ficaram tão famosas que causaram comoção na vida real: em 2014, Anissa Weier e Morgan Geyser, ambas com 12 anos, atraíram uma amiga para a floresta e a esfaquearam 19 vezes como um sacrifício para o Slender Man. Felizmente a vítima sobreviveu e as duas foram condenadas em uma instituição psiquiátrica por 25 e 40 anos, respectivamente.
Hoje, nossos investigadores Andrei Fernandes, Juliana Ponzi e Lucas Balaminut convidam Letícia Motta e Marcellus Vinícius do mundo dos games para discutir as histórias assombrosas que envolvem os jogos.