Jack, O Estripador é o pseudônimo dado ao famoso serial killer que deixou um rastro de sangue no ano de 1888 em Whitechapel – Londres. O pseudônimo teve sua origem advinda de uma carta enviada para a polícia em que o assassino se denominava como “Jack, O Estripador” (em inglês Jack the Ripper).
Jack, O Estripador de certo não foi o primeiro serial killer a existir, mas a mídia colaborou para a externalização e visibilidade do caso, de modo que ele se tornou famoso internacionalmente.
A fama desse caso influenciou a cultura pop de inúmeras maneiras, vários filmes sobre o assunto foram criados, séries como Ripper Street do canal BBC One, inúmeros livros e jogos. Compreende-se que a cultura pop está repleta de referências a esse serial killer e uma das que será tratada hoje é o HQ chamada “Do inferno” escrita por Alan Moore.
Hoje, nossos investigadores Andrei Fernandes, Ira Croft, Jey e Gabi Larocca abordam o sensacionalismo e o medo do século XIX que não é tão diferente do XXI. Jack, o Estripador, surge junto com a modernidade e, como um arauto, abre caminho para o século XX e todos os horrores à sua frente.