Com recentes descobertas, o interesse demonstrado por especialistas – e também por leigos – em questões relacionadas ao psiquismo vem ganhando cada vez mais impulso.
A tomografia computadorizada, desenvolvida no começo da década de 80, foi um grande salto: permitiu visualizar o cérebro em suas mínimas particularidades. A ressonância magnética, difundida desde o início dos anos 90, amplificou as imagens do sistema nervoso central e rapidamente se popularizou entre os cientistas.
Alguns registros, como os obtidos de PET scans e ressonância magnética funcional, mostram o cérebro em atividade e podem desenhar as diversas áreas cerebrais em ação. Dessa forma documenta-se, em tempo real, as regiões envolvidas em processos complexos, algo que há 20 anos ninguém poderia imaginar ser viável.
Chamam a atenção dos pesquisadores patologias específicas – como a incapacidade de distinguir faces; a impossibilidade de reconhecer as partes do próprio corpo em razão de uma doença neurológica; transtornos mentais que nos levam a acreditar piamente que pessoas próximas são impostoras e ainda distúrbios assustadores, como o que faz com que algumas pessoas se recusem a enterrar seus mortos queridos.
No episódio de hoje, Andrei Fernandes, Ananda Mida, Lucas Balaminut e Jey convidam o psicólogo Maycon Torres para renderem-se ao fascínio dos mistérios da mente.