Na noite de 13 de março de 1997, milhares de habitantes dos estados de Arizona e Nevada testemunharam a aparição de misteriosas luzes no céu. Entre 19h e 22h, os objetos percorreram uma área de cerca de 480km, em direção ao sudeste. Às 18h55, horário local, um homem reportou ter visto um objeto em “formato de V” voando sobre Henderson, Nevada. O OVNI, segundo ele, era do tamanho de um Boeing 747, tinha seis luzes na parte dianteira e fazia um barulho de vento muito forte.
Um ex-policial de Paulden, Arizona, ligou para o Centro Nacional de Relatos de OVNIs cerca de 20 minutos depois, dizendo que havia visto cinco luzes alaranjadas, em formação de V, indo em direção ao sul do estado. Ele estava saindo de casa no momento do avistamento, mas voltou para pegar seus binóculos, o que lhe permitiu constatar que cada luz parecia ter duas fontes distintas.
Após isso, diversos outros relatos começaram a chegar ao Centro. Até por volta das dez da noite, testemunhas de Prescott Valley e Phoenix diziam que podiam ver o OVNI voando lentamente, sem fazer barulho e desaparecendo no horizonte após cerca de uma hora desde o primeiro avistamento.
Após as 22h, um segundo conjunto de luzes apareceu sobre Phoenix, desta vez eram cerca de 9 luzes que pairavam sobre a cidade, parando sobre alguns lugares em diversos momentos, aparentemente indo em direção ao Aeroporto Internacional de Phoenix.
E é sobre esses efeitos fenomenais no céu dos Estados Unidos que nossos investigadores Andrei Fernandes, Lucas Balaminut, Rafael Jacaúna e Jey convidam Kamila Morais do canal Kamila Morais para confabular suas origens.