O nome “América Latina” vem do fato da língua oficial nesses países serem línguas de origem latina e, antes da chegada dos colonizadores, muitos povos viviam por toda essa região: eram civilizações com cultura própria, incluindo os mitos e lendas.
Quando os conquistadores estabeleceram as colônias pelo continente, ocorreu a chegada de um novo povo, com uma cultura já pré-estabelecida. O embate dessas culturas acabou gerando novos elementos que podem ser agregados aos dois lados, criando novas variações.
Muito do que vamos comentar hoje são exemplos diretos dessa mistura cultural, uma lenda que foi trazida pelo colonizador espanhol acaba se adaptando de forma diferente dependendo do país; ou então uma lenda local que, pela influência da cultura colonizadora, acaba mudando a fim de se adaptar e sobreviver a esse embate.
Assim como acontece no Brasil, veremos hoje com os investigadores Andrei Fernandes, Marcos Keller, Tupá Guerra, Ira Croft e o convidado Matias Pinto do podcast Xadrez Verbal, algumas lendas de várias localidades que foram mudando e se adaptando a cada região. Algumas tão únicas e exclusivas que precisam ser relembradas sempre para que não se percam.
Isso só prova a pluralidade da América Latina, um continente tão diverso e rico culturalmente, que muitas vezes acaba sendo julgado pelos seus costumes e tem seus povos agrupados como um só. Então, embarque nessa viagem!