Normalmente pensamos na realidade como algo sólido e tangível. Nossos sentidos são a grande interface com a qual nos relacionamos com aquilo que chamamos de realidade. No entanto, tudo o que vivenciamos é interpretado em nossos cérebros na forma de sinais eletroquímicos transmitidos entre neurônios, as sinapses.
Desse modo, tudo que sentimos como sendo real está acontecendo essencialmente em nossos cérebros, pouco importa se o mundo à nossa volta tem uma existência tangível ou se ele ocorre unicamente em nossos cérebros como no filme Matrix. Não seríamos capazes de distinguir apenas com nossos sentidos uma realidade que tem uma existência física de uma que ocorre unicamente nas interações em nossas cabeças. Então, o que é real? Aquilo que você pode sentir, ver, tocar? Ou será que tudo isso só “existe” quando você observa?
Embarque nesta viagem onde os investigadores Andrei Fernandes, Marcos Keller, Rafael Jacaúna, Lucas Balaminut e Jey vão além da Matrix e da caverna de Platão para descobrir se vivemos ou não em uma simulação.