No final dos anos 40 vários navios que faziam a rota do estreito de Málaca, entre Sumatra e Malásia, alegaram ter recebido um pedido de socorro pelo telégrafo emitido por um suposto navio holandês chamado Ourang Medan.
O pedido de socorro em si era ao mesmo tempo amedrontador e enigmático. “Todos os oficiais incluindo o capitão estão mortos na sala de mapas ou na ponte. Possivelmente toda a tripulação está morta”. Então após uma série de sinais indecifráveis em código morse, a mensagem final. “Eu morro”.
O navio mercante norte-americano Silver Star estava mais próximo da possível localização do Ourang Medan e foi ao seu socorro. Depois de algumas horas avistaram o navio, ao qual fizeram diversos sinais sonoros e visuais sem resposta. O capitão do Silver Star não viu ninguém no convés após observá-lo cuidadosamente com seus binóculos. Enviou então um grupo de marinheiros abordar o navio.
O que esses marinheiros encontraram no interior do Ourang Medan era assustador … corpos da tripulação pro todos os lados, olhos arregalados e braços em posição de defesa, como se tivessem morrido aterrorizados e de forma agonizante por ação de invasores temíveis. Na ponte estava o corpo do capitão com alguns oficiais, o restante na sala de mapas, todos com feições terríveis. Na sala de comunicações o cadáver do oficial ainda tinha os dedos no aparelho de telegrafo, a expressão congelada em agonia. Nenhum dos corpos apresentava sinais de violência ou ferimentos, todos os olhos estavam voltados para o céu.
Não encontraram nada vivo no Ourang Medan, até o cachorro do capitão estava morto, de olhos igualmente arregalados e dentes arreganhados para uma ameaça invisível.
O Silver Star rebocou por algum tempo o Ourang Medan, porém fortes explosões de origem igualmente misteriosa causaram danos irreversíveis ao casco do navio que começou a fazer água e rapidamente afundou.
Investigações posteriores do Conselho Mercante Marítimo Internacional apenas fizeram aumentar o mistério. O Ourang Medam não existia nos registros internacionais, indicando que o nome seria fantasioso. Ourang é a palavra indonésia que designa “homem” e Medan é o nome da maior cidade de Sumatra, portanto a tradução do nome do navio seria “Homem de Medan”.
Pesquisados de todo o mundo já escrutiram o mistério do Ourang Medam sem nenhum sucesso. Não há registros ou referências do navio, sua tripulação, origem, destino ou o que transportava. O sinal de socorro, porém foi real e registrado nos diários de bordo de vários navios que estavam na região na época, bem como em estações de comunicação nas costas de Sumatra e Malásia.
Há diversas teorias que tentam explicar o mistério do Ourang Medam, desde as mais “pé no chão” de que o navio contrabandeava substâncias tóxicas, até as mais exóticas como as que afirmam que transportava alguma coisa relacionada a infame Unidade 731 do exército japonês que na segunda guerra mundial desenvolvia armas químicas e biológicas que eram testadas em seres humanos, ação de alienígenas ou de entidades marinhas obscuras.
Seja como for, o mistério do Ourang Medam continua vivo e é assunto de especulações que provavelmente nunca serão respondidas.
Curtiu e quer se informar mais? Separei uma referência bem interessante para você, querido leitor.