O MUNDO FREAK reuniu artistas e roteiristas independentes para lançar gratuitamente o seu primeiro coletivo de quadrinhos: a Colab Mundo Freak HQ. A chamada para o projeto foi realizada nos programas Mundo Freak Confidencial e Zona Freak. Ashistórias serão relacionadas com o universo do blog e não precisarão necessariamente seguir um gênero específico como terror ou horror.
A COLAB MUNDO FREAK QUADRINHOS tem como objetivo ser disponibilizado via WEB por meio do nosso site para fãs, amigos, leitores e parcerias interessantes para que a iniciativa evolua para mais edições impressas e on-line.
Serão cinco roteiros principais, cada um com cerca de 20 páginas. Teremos algumas páginas extras para que autores e artistas, que não integrarem o time principal, façam parte da vibe freak e participem com muita imaginação. A ideia é que todos os interessados tenham a oportunidade de mostrar o seu talento.
As histórias deverão ser em preto-e-branco para viabilizar uma possível impressão. Além de ser neutro, é um estilo que combina com a temática do MF.
Esse projeto está sendo organizado e editado pelo autor e roteirista Andrei Fernandes e o ilustrador e quadrinista Sandro Zambi, sendo de responsabilidades os trabalhos de seleção, consultoria, editoração e divulgação do projeto.
Nessa fase foram selecionados os nomes, distribuídos e-mail com formulário e análise do conteúdo enviado.
Nessa etapa os roteiristas (ou artistas que nos responderam que gostariam de roteirizar a própria arte) receberam o material adicional com as orientações para o início da colab.Nossos principais critérios foram: qualidade no desenvolvimento da estória e no traço ilustrativo, além de ter feeling para o universo freak.
Os selecionados para fazer parte da primeira edição foram:
1 – Silencio Ensurdecedor – Luiz Toten Dias
2 – A Bênção da Noite – André Faccas
3 – O Capeta Experimental – Pedro Caldeira
4 – Os Girassóis – Igor Alcantara
Após receber os roteiros, estamos analisando e selecionando os artistas que mais combinem as artes com os scripts (com exceção daqueles que trabalharem escrevendo e desenhando). Poderá haver a escolha de mais de um artista, sendo essa fase usada para finalizar de vez todos os nomes que participarão do nosso projeto.
Os artistas receberão o roteiro e terão um tempo estipulado para preparar e enviar algumas páginas para a avaliação. No final desse processo, vamos nos reunir com os colegas de histórias e conversar, daremos uns toques e apertaremos a mão virtual uns dos outros.
Os artistas selecionados foram:
Floriano Blanco (Portfólio) – Silêncio Ensurdecedor
Caciano Alison (Portfólio) –A Bênção da Noite
Bruno Ferreira (Portfólio) –O Capeta Experimental
Stuart Marcelo (Portfólio) – Os Girassóis
Com todos os nomes e trabalhos definidos usaremos a maior parte do tempo do projeto para colocar a mão na massa.Definiremos um prazo flexível para a produção, já pensando em tempo de prorrogação.
Ao mesmo tempo em que as histórias serão produzidas, os artistas e roteiristas que não foram selecionados e quiserem participar poderão contribuir em um espaço de extras no final do projeto para a disponibilização de histórias curtas (de até uma página) ou tirinhas. A ideia é que,mesmo quem não foi selecionado, entre para a colab contribuindo com muita criatividade e aproveitando demais oportunidades oferecidas dentro da Colab Mundo Freak.
Essa fase deverá ser concluída pelos editores com editoração, diagramação e fechamento do projeto. Conversaremos com possíveis parceiros e iremos dispor no site gratuitamente o material. Cada colaborador receberá a sua edição por e-mail antecipadamente e os nomes inclusos no Hall da Fama do Mundo Freak!
Essa proposta nasceu do sonho de uma criança de colocar no papel a sua imensa vontade de fantasiar.
Fiquem ligados nos próximos episódios!