Saiba mais sobre o sucesso do Twitch e como ele se popularizou na web

O Twitch, também conhecido como Twitch.tv, é o website de streaming de games de maior sucesso atualmente. Foi projetado para ser uma plataforma para cobertura em tempo real de esportes eletrônicos.

Totalmente focada em games, a empresa está sediada em São Francisco, Califórnia, e já tem cerca de 80 funcionários. A plataforma entrou no ar em junho de 2011 como um spin-off da Justin.tv, a antiga rede criada pelo americano Justin Kan em 2007, que exibia imagens de lifecasting, vídeos, programas de televisão ao vivo e games.

Main-Image

Entre 2007 e 2011, a categoria que mais cresceu na Justin.tv foram os jogos. Essa grande popularidade foi a principal razão do desmembramento do conteúdo de jogos, criando o novo Twitch.

O principal foco do Twitch, hoje, são as transmissões de vídeo games, incluindo playthoughs, e competições de e-sports. As formas de exibição podem ser ao vivo ou on-demand. Isso inclui a cobertura dos grandes torneios de e-sports, jogos individuais e talk shows relacionados aos jogos.

A Poker Stars, por exemplo, tem um canal dentro do Twitch, com Jason Somerville, um excelente jogador de poker e também de League of Legends. Ele está analisando e ensinando os jogos da Poker Stars através deste canal.

No Twitch Plays Pokémon, milhares de jogadores participam simultaneamente em um mesmo jogo, onde todos têm a possibilidade de controlar um herói por meio de comandos escritos no chat. Ou seja, um pobre treinador Pokémon controlado por centenas de milhares de jogadores virou uma bagunça com resultado confuso e divertido.

O “boom” do site se deu em 2013, quando atingiu uma média de 43 milhões de visualizações por mês. Em fevereiro de 2014, já era considerado o site com o quarto maior tráfego na internet dos Estados Unidos (1.8%) durante horários de pico, atrás do Netflix, Google e da Apple.

Seis meses depois, em agosto de 2014, depois de muita especulação da mídia e de negociações com empresas interessadas, inclusive o Google, o Twitch foi comprado pela Amazon.com, por US$ 970 milhões. Nessa mesma data, o site original Justin.tv foi encerrado, e seus recursos concentrados inteiramente no Twitch.

O website detém praticamente um monopólio de mercado. Alguns concorrentes como Youtube e Dailymotion tentaram aumentar os conteúdos de jogos para competir, mas não alcançaram impacto até agora.

Mas, o que o Twitch tem de bacana pra atrair tantos seguidores?

Primeiro por ser tratar de esportes eletrônicos, que dispensa comentários, e depois, e pelas informações e interatividade que consegue promover entre os membros dessa comunidade.

A plataforma é utilizada por todos que formam o universo dos jogos, incluindo jogadores, desenvolvedores, publishers, publicações e membros da comunidade esportiva.

Para os gamers, as transmissões ao vivo de diversos jogos como League of Legends, Dota 2 ou Counter-Strike, os mais jogados do mundo, ou mesmo os menos famosos com plataformas independentes, podem ser encontrados e vistos pelos fãs.

Recentemente, o Twitch lançou aplicativos móveis para Android e iOS (iPhone e iPad), que permitem acessar todos os vídeos da plataforma, abrir o canal desejado e fazer comentários em tempo real, do lugar que estiver.

Durante as transmissões, é possível interagir com outras pessoas que curtem os mesmos jogos e estão ligadas na mesma transmissão, através do bate-papo do TwitchTV. Tudo ao vivo e simultaneamente.

Na interface aparecem os jogos mais populares, baseados em audiência, como League of Legends; Hearthstone; Counter-Strike; Dota 2; World of Warcraft; H1Z1; Reign Of Kings; DayZ, mas, com a busca do site é possível encontrar  um game, um usuário ou canal específico, que não seja tão conhecido ou popular.

Ainda na interface estão os principais canais ao vivo e a galera que está online no momento de acesso ao site. Lá estão também todos os canais do Xbox One, PlayStation 4, e as últimas notícias do Twitch.

Para o jogador que não tiver tempo de ver tudo que interessa em tempo real, é possível abrir uma lista de favoritos e assistir depois ou então, entrar nas transmissões que ficam arquivadas no próprio site. Enfim, ninguém perde nada por não estar ao vivo naquele exato momento do seu jogo favorito.

Muitos jogadores de e-sports, que têm como fonte de renda jogos como Dota 2, League of Legends e Counter Strike, buscam ganhar dinheiro através dos sistemas de doações do site, dos assinantes e da publicidade do Twitch.

O Twitch é um aplicativo de funcionamento simples, interface fácil de navegar, mesmo em tela pequena como a do smartphone.

No iOS, o aplicativo é compatível com a função AirPlay. Tem um dispositivo de alerta que avisa quando um determinado canal vai começar a transmissão.

Untitled-1

O TwitchTV funciona com conexão Wi-Fi, 3G ou qualquer outra disponível. As transmissões operam muito bem com diversas opções de configuração de qualidade e escolha de assinaturas.

Essas assinaturas especiais, como a Conta Turbo, permitem ao usuário um serviço premium que livra o site de toda propaganda que surge quando se assiste qualquer vídeo. Mais algumas vantagens que a conta oferece –  receber uma resposta mais rápida para questões que poderiam demora dias para solucionar; emotions personalizados; e apoio prioritário ao cliente.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Mistérios da Internet sem Solução | MFC 532