Se você está lendo esse artigo, suponho que é um fã das obras do mestre do horror, ou pelo menos o conhece pelo nome. Se você é fã, assim como eu, saberá que Lovecraft é muito mais que sua própria mitologia pré-concebida, é o clima, o estado de espírito e o humor do filme. E transmitir isso para as telas é bem difícil.
Estou aqui com uma lista que pode não trazer referências diretas aos mythos, mas que com toda a certeza fazem jus ao mestre de alguma forma. Afinal, jogar um ou dois easter eggs não são suficientes para trazer essa vibe lovecraftiana.
Jogar necronomicons e Cthulhu nem sempre é suficiente para isso.
Sim, é uma lista cheia de conceitos subjetivos e opinativos. Seja livre leitor a discordar ou concordar, acrescentando nos comentários suas próprias listas de filmes.
A realidade não é o que pensamos? A vida não é justa? É como se o universo risse de sua insignificância? Estamos condenados?
Vamos então à lista.
As partes com spoilers estão obviamente escondidas, para ler apenas selecione o trecho invisível do texto.
Um grupo de desertores ladrões de banco se escondem uma plantação abandonada. Um filme realmente assustador com uma maravilhosa ameaça sobrenatural.
Spoiler: O dono da plantação sacrificou seus filhos e escravos para outros seres, para tentar trazer sua esposa de volta à vida. As forças evocadas agora predam todos aqueles que pisam no local.
Um filme de terror soberbo. No ano de 2047, uma nave espacial terrestre reaparece após 7 anos desaparecida, rodeando o planeta Netuno. Uma tripulação é enviada para investigar e são acometidas por algo que vai além da compreensão.
Spoilers: O monstro é uma força extra-dimensional que poderia ser apenas o inferno, ou outra dimensão. Realidade questionável, insanidade e forças sobrenaturais dão o tom do filme que com certeza teria encantado o mestre do terror.
Em um posto isolado do Exército no ano de 1840 na Califórnia temos desolação, isolamento, canibais e Wendigo! Talvez Lovecraft não fosse apreciar o humor negro, mas ainda é um filme muito bom.
Exploradores de petróleo no Ártico desencadeiam a ira de espíritos do combustível fóssil que estão explorando. Bom filme de terror com um ótimo diferencial: Ron Perlman.
Um tributo do mestre John Carpenter à visão de Lovecraft.
Um autor que é uma mistura de HPL e Stephen King desaparece antes de lançar seu novo romance. Com uma mente criativa tão forte, capaz de invocar temores antigos e mudar a realidade. Talvez um dos filmes que mais consegue ser fiel ao clima e a mitologia do mestre.