Uma coisa me incomodava desde o começo do ano era porque afinal de contas ninguém fala Elysium?
Além de ser uma mega produção do diretor e roteirista do Distrito 9, um dos filmes que particularmente sou mega fã, como teria nosso querido conterrâneo Wagner Moura vivendo o “vilão” do filme.
A pergunta fica sem resposta, mas
Só isso já me fez crescer o olho e acompanhar a produção, que aos poucos foram tendo adições magistrais no elenco como Matt Damon, Jodie Foster e Alice Braga.
Essa matéria era para sair inclusive bem antes, a uns dois meses atrás. Mas, por uma feliz oportunidade pude estar ao lado dos atores e conferir uma prévia de 10 minutos do novo filme de Neill Blomkamp ontem. E devo me gabar que foi a primeira exibição oficial do filme para público e eu estava lá.
SENSACIONAL. A prévia é uma completa mistura de propostas do que veremos no filme, o tipo de ação, drama, plot e atuação.
Não irei descrever com detalhes o que vimos dentro daquela sala de cinema, pois outros veículos poderão fazer melhor que eu, mas irei comentar um pouco de aspectos que me chamaram atenção durante esses 10 minutos.
O plot gira em torno da raça humana dividida, todos os cidadãos sem condições vivem na Terra, com trabalhos sub-humanos e vivendo em grandes favelas. Elysium é a outra face da humanidade, fazendo uma analogia a mitologia dos Campos Elisios aonde apenas os heróis entrariam nesse pequeno paraíso e todo o resto perambularia pelo Hades pelo resto da eternidade. Elysium é uma base espacial feita para os que podem, a verdadeira utopia futurista.
Matt Daimon vive na Terra, parece ser um assalariado qualquer que por eventos da trama acaba sendo condenado e buscando ajuda de Spider (Wagner Moura), uma mistura de revolucionário, mafioso e coiote da Terra. Nosso vilão então faz com que o personagem de Matt sobreviva e implanta nele um exoesqueleto.
Algumas jogadas de câmera e cenas de ação me lembraram muito games de primeira pessoa no melhor sentido do gênero. Algo que foi um pouco abordada em Distrito 9 por sinal e parece receber um carinho especial maior aqui, pois a ação está espetacular.
Entre robôs, utopias futuristas, exoesqueletos e balas explosivas, Neill ainda acha tempo para discutir e colocar uma lupa em problemas sociais e criticar o modo de vida de hoje. Felizmente temos uma grande pessoa dentro de Hollywood disposto a discutir temas que ninguém se preocupa.
Estou em um hype absurdo para assistir esse filme e recomendo que todos fiquem de olho no que está por vir. Boa sorte também ao nosso querido estreante Wagner Moura e a veterana Alice Braga, que mostram que nosso Brasil não é só feito de mimimis, mas também de grandes profissionais que se mostraram e estão ganhando seu espaço lá fora.
É isso pessoal, espero que todos curtam e que venha mais de Elysium. Então me respondam, porque vocês não estão comentando sobre?