Após o lançamento de Majoras Mask no saudoso Nintendo 64, Shigeru Miyamoto (No tempo em que realmente era útil) anuncia um projeto audaz. Não um, nem dois, mas três games da franquia Zelda e para isso chamou a competente Capcom para ajudar no desenvolvimento.
Essa trilogia de games para Gameboy Color estava sendo chamada de Triforce Series, cada um responsável por uma característica da relíquia mística presente em quase todos os jogos da série.
Infelizmente, um dos três games fora cancelado e o game relacionado ao atributo “Coragem” da Triforce nunca foi lançado. O objetivo inovador dessa série seria a conexão entre elas, e parece que não conseguiram pela dificuldade de conectar três jogos entre sí.
A partir daí, nasceu a série Oracles para GameBoy Color.
A premissa entre os dois jogos é muito semelhante. Link atende a um chamado da Triforce para salvar o respectivo oráculo de cada game. Cada jogo envia Link para um mundo paralelo para enfrentar um ser maligno que deseja controlar o poder desses oráculos.
No Seasons temos Onox como grande vilão que sequestra a oráculo das estações, que se assemelha muito a uma das deusas da Triforce, Din, representante da força. Em Ages temos a vilã Veran que sequestra a Oráculo do tempo, que muito se assemelha a Nayru, outra das deusas, responsáveis pela Sabedoria.
Oracle of Ages é inclinado a uma “escola” mais recente de Zelda, voltada para ação, iniciada com o clássico Ocarina of Time. Já Seasons tem uma pegada mais clássica, voltada para desafios e puzzles.
A conexão entre os dois games requeria que você zerasse um para começar o outro, além de outras mecânicas usadas pelo o cabo link. No final da história você recebia um código que poderia inserir antes de começar o outro game, tendo assim um final alternativo para os jogos, que é o mesmo para os dois. No caso, descobre-se que as bruxas Twinrova são responsáveis pela confusão nesses mundos, com o objetivo de reviver o rei das trevas, Ganon.
Agora podemos conferir esses jogos novamente para Virtual Console no 3DS. Um mega presenta para aqueles que são tão fãs da série quanto eu, confiram aí os primeiros 15 minutos de nostalgia no novo portátil da Nintendo.
ps.: O game foi lançado hoje no Japão apenas, mas já foi confirmado a sua chegada nesse lado do mundo.