Depois do grande sucesso de Minecraft, de trazer aos jogadores o clássico estilo LEGO para a dinâmica do desenvolvimento on line, agora o atraente jogo Terraria está conquistando seu espaço entre os jogadores.
Lançado em 16 maio de 2011 pela produtora independente RE-Logic exclusivo para PC, na lista da Steam como um dos mais jogados no momento.
Para os fãs de Minecraft, Terraria está tentando roubar a vez, mas não vamos fazer comparativos, Minecraft já provou o seu sucesso e todos sabem que quanto mais e melhores jogos mais felizes seremos!
A princípio Terraria apresenta a mesma proposta de Minecraft, fator de exploração e flexibilidade de criação, porém em formato 2D a partir de minúsculas bases Sprite com recuperação de dados, tornando o jogo mais acessível e focado. O jogo é uma sandox, com objetivos e missões que levam o jogador além de construir participar da história apresentada pelo jogo.
Terraria também apresenta a forma de player-made, a mesma utilizada em Minecraft, porém mais estruturada entre seus parâmetros, tanto na sua concepção de criação quando no desenvolvimento. Na progressão dos itens é similar ao Minecraft, com níveis diferentes de armas, ferramentas e armaduras, porém as picaretas não precisam necessariamente ser específica para cada bloco e seu avanço. Ao contrário do que acontece com as armaduras, que em Terrária é muito mais considerada no quesito de sobrevivência, devido a importância que o jogo exige dos seus combates.
Terraria exige que você além de explorar, encoraja a exploração por seu subterrâneo a procura de tesouros, frascos que contêm moedas, flechas e bombas. Mais abaixo, encontrará caixas que contêm anéis que irá regenerar a sua saúde, e acessórios que vão deixar você com salto duplo ou correr mais rápido. E como a proposta do jogo enfatiza combates e estratégias de sobrevivência os monstros estarão cada vez mais perigosos.
O jogo ainda lhe reserva muitos desafios que exigirão estratégia, como um emaranhado de cipós que bloqueia a luz sendo necessário cortá-los com sua espada recém construída de madeira, mas que ilumina apenas os primeiros passos – o resto está tudo escuro.
O jogo permite a evolução do seu personagem, ficando mais forte e adquirindo novas técnicas para lidar com os perigos, indo mais fundo para encontrar minérios de melhor qualidade e equipamentos encobertos. Enquanto caminha ao longo da superfície de terrária você encontrará cavernas, gerado aleatoriamente pelos algoritmos que fabricou o mundo.
Essa é a grande diferença entre Minecraft e Terraria, enquanto a proposta principal do primeiro consiste em criação, Terraria objetiva o desenvolvimento em combate e seus desafios.
Por Ira Croft